02 de junho de 2020 - 13:02

Agronegócio

28/02/2020 07:05

Coronavírus impacta fertilizantes fosfatados na China

Um artigo publicado, originalmente pelo Rabobank, destaca que o surto de coronavírus (ou Covid-19) vem afetando severamente a produção de fosfato na China. A publicação sugere que os preços dos fertilizantes fosfatados devem aumentar devido à escassez de produtos e a custos de produção mais altos. No entanto, a demanda é incerta e as pressões do mercado de exportação permanecem altas, o que coloca a indústria de fertilizantes fosfatados da China sob maior pressão em 2020. Os fabricantes devem procurar oportunidades para obter novo crescimento em meio às dificuldades.

O mercado chinês de fertilizantes está estagnado. A escassez de mão-de-obra e as restrições logísticas tornaram-se as principais preocupações dos fabricantes. Muitos produtores tiveram que cortar ou interromper a produção, especialmente pequenas e médias empresas. Para garantir a progressão normal da produção o governo local emitiu um aviso de emergência para garantir o transporte e a circulação de produtos agrícolas.

Agrolink

Com exceção da província de Hubei, onde surgiu o vírus, o mercado doméstico de fertilizantes se recuperou um pouco.Para Hubei a retomada da produção pode demorar. No momento, o transporte rodoviário permanece restrito.

A província sempre foi a maior fabricante de fertilizantes fosfatados da China, respondendo por cerca de 30% da capacidade do país. A epidemia dificulta a retomada do trabalho das empresas de fertilizantes fosfatados e a taxa de utilização caiu cerca de 30% a 40%, causando um declínio na produção. Por outro lado, os controles de tráfego isolaram a maioria das regiões de Hubei, dificultando o transporte de produtos. É provável que os preços aumentem como resultado do aumento dos custos de produção e da escassez de suprimentos.

Muitas incertezas do lado da demanda

Se o surto for controlado e as restrições de transporte forem retiradas em março (época alta para a aplicação de fertilizantes fosfatados em muitas culturas), a demanda aumentará para aproveitar ao máximo a curta temporada agrícola e aumentar os preços dos fertilizantes fosfatados.

Isso pode ser uma boa notícia para os mas é importante estar ciente de que o impacto do surto nos mercados de consumo pode continuar, potencialmente reduzindo os preços dos produtos agrícolas e afetando a intenção dos agricultores de investir em fertilizantes devido à falta de capital.

Enquanto o mercado interno é incerto, o mercado de exportação não é otimista. Em 2019, os volumes de exportação caíram 24,9%, para 6,47 milhões de toneladas. Isso ocorreu principalmente porque novas plantas no Oriente Médio foram colocadas em produção, o que levou à queda dos preços globais de fertilizantes fosfatados e enfraqueceu a competitividade dos produtos chineses nos mercados estrangeiros. Além disso, Índia e Paquistão, os principais importadores de fertilizantes chineses com fosfato, continuam reduzindo as importações, devido aos seus altos estoques.

Riscos e oportunidades juntos

A segurança alimentar é crítica, dadas as pressões do crescimento da população global e do crescimento econômico nos países em desenvolvimento, e esses fatores promoverão um crescimento moderado do mercado de fertilizantes fosfatados. A longo prazo, o Sul da Ásia, a América Central e do Sul e a África serão os principais mercados em crescimento. Pode haver uma lacuna na oferta de fosfato em 2020, devido a perda de capacidade na China e nos EUA, o que poderia ser o início de um novo ciclo.

Da mesma forma, o surto de coronavírus atuará como outro catalisador das reformas do lado da oferta, acelerando a saída das pequenas empresas na China e deixando espaço para o desenvolvimento de grandes empresas. Vale a pena pensar em como melhorar fundamentalmente a indústria de fertilizantes fosfatados e alcançar um desenvolvimento a longo prazo. O Rabobank acredita que os três aspectos a seguir serão oportunidades para os fabricantes chineses:

1. Otimização do portfólio de produtos - A maioria dos players chineses de fertilizantes fosfatados ainda se concentra na produção de DAP e MAP com pouco valor agregado. É hora de desenvolver fertilizantes especiais com recursos que forneçam nutrição abrangente para as culturas, melhorem as taxas de utilização de fertilizantes e resolvam vários problemas do solo.

2. Melhorar a utilização de fósforo - Adaptar o processo básico de fabricação de fertilizantes para se alinhar aos desenvolvimentos agrícolas modernos. Atingir a transformação da indústria por meio de tecnologia avançada de produção de fertilizantes fosfatados, extensão da cadeia da indústria e diferenciação do produto.

3. Revolução do modelo de negócios - o modelo de produção agrícola da China está se transformando em escala, padronização e intensidade. Os grandes agricultores contarão mais com tecnologia, conhecimento, recursos e serviços financeiros. A era em que o mercado era dominado por produtos acabou e será substituída pelos dois drivers de 'produto + serviço' no futuro.


Telefone para contato

(65) 3358-5258

© copyright 2018 Todos os direitos reservados.