19 de junho de 2024 - 08:36

Agronegócio

06/11/2023 10:11

Fazenda de cooperado da Frísia é certificada para produção de soja e milho

A fazenda Pau Furado, em Teixeira Soares (PR), pelo terceiro ano consecutivo, é certificada como uma propriedade que adota práticas mais sustentáveis de produção. Agora, além de soja, está apta a comercializar créditos de milho, que é um nicho mais restrito. Para adquirir o reconhecimento, a fazenda, que pertence ao cooperado da Frísia, Fabiano Gomes e dois irmãos, passou por uma rigorosa auditoria realizada por uma certificadora autorizada.

 

Especialista em Meio Ambiente da Frísia, Jean Cesar Andrusko explica que a fazenda passou por um checklist completo, com todos os requisitos atendidos e sem nenhuma inconformidade. “A certificação tem validade de cinco anos, mas nos três primeiros ela é avaliada, como se fossem degraus que o produtor deve subir”, conta Andrusko.

 

Na avaliação, é feita a revisão documental e de procedimentos, entrevistas com funcionários e stakeholders, avaliações das práticas agronômicas, de sustentabilidade e sociais. Também é analisada a infraestrutura, como área para higienização, distanciamento do local de abastecimento, entre outros. 

 

A sustentabilidade nas propriedades é incentivada e planejada pela Frísia, que dispõe ao cooperado do Paraná e do Tocantins, estados onde a cooperativa está presente, o programa ‘Fazenda Sustentável’. O programa reúne serviços oferecidos pela cooperativa que visa aumentar a sustentabilidade e a competitividade do cooperado. 

 

O projeto foi “acelerado” com a construção da maltaria em Ponta Grossa (PR), realizado por um grupo de cooperativas, incluindo a Frísia, para a produção de malte nos Campos Gerais. Uma das exigências das indústrias compradoras do malte é que parte da cevada seja sustentável, ou seja, com os produtores cumprindo uma série de requisitos (ambientais, sociais, trabalhistas e de infraestrutura), que é constituída em cinco níveis.

No início deste ano, a Pau Furado foi a primeira propriedade de um cooperado da Frísia a comercializar créditos de soja sustentável. A negociação foi realizada pela própria cooperativa. 

 

Uma empresa localizada na Dinamarca fez a aquisição de um montante, com cada crédito sendo vendido a US$ 2,50, e outra empresa, da Alemanha, comprou outra parte por US$ 2,80 cada. 

 

A Pau Furado tem 784 hectares onde são produzidos soja, milho verão, feijão, trigo, cevada e aveia.

Sobre a Frísia Cooperativa Agroindustrial

Em 2025, a Frísia completa um século de história. A cooperativa é a mais antiga do Paraná e segunda do Brasil, e tem como valores Fidelidade, Responsabilidade, Intercooperação, Sustentabilidade, Integridade e Atitude (FRISIA). Com unidades no Paraná e no Tocantins, em 2022 produziu 313 milhões de litros de leite, 1,1 milhão de toneladas de grãos, 75,7 mil toneladas de madeira e mais de 30 mil toneladas de carne suína, resultado do trabalho de 1.046 cooperados e 1.190 colaboradores. Para promover o crescimento nos próximos anos, a Frísia desenvolveu o planejamento estratégico “Rumo aos 100 Anos”, um conjunto de propostas que visa aumentar a produção agropecuária e os investimentos com outras cooperativas e em unidades próprias. O planejamento da Frísia foi desenhado sob seis perspectivas principais: Sustentabilidade, Gestão, Mercado, Pessoas, Financeiro e Cooperados. Assim, seguirá a missão da cooperativa, que é disponibilizar produtos e serviços para gerar resultado sustentável a cooperados, colaboradores e parceiros. Saiba mais em frisia.coop.br.


Telefone para contato

(65) 3358-5258

© copyright 2018 Todos os direitos reservados.