23 de setembro de 2018 - 19:00

Cidades

21/05/2018 14:44

Aposentadoria e salário maternidade serão feitos pela internet e telefone.

A Partir desta segunda-feira (21), salário maternidade e aposentadoria só serão feitas pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) através da internet ou pelo telefone, a analise dos pedidos será feito automaticamente e os benefícios podem ser solicitados pelo site do instituto ou pelo telefone 135, conforme o INSS essas mudanças devem reduzir o tempo de análise dos pedidos e 20% das solicitações devem ser concedidas automaticamente, sem precisar de atendimento presencial."A partir do momento que a gente viu que a concessão automática é possível, pensamos em encerrar o modelo convencional e antigo. Vamos direcionar tudo para o novo modelo, ou seja, é o sistema que vai checar todos os pedidos de aposentadoria. Todos serão submetidos ao sistema que irá avaliar se estão em condições", disse  José Francisco da Silva Neto, chefe de divisão de gestão e implantação de sistema da diretoria de atendimento do INSS.

Outra mudança sera feita nesta semana no dia 24, serviços que eram por ordem de chegada, agora são feitos pela internet e pelo telefone também, na qual são: 

 -    Alterar meio de pagamento

  • Atualizar dados cadastrais do beneficiário
  • Atualizar dados do Imposto de Renda – Atualização de dependentes
  • Atualizar dados do Imposto de Renda – Declaração de Saída Definitiva do País
  • Atualizar dados do Imposto de Renda – Retificação de DIRF
  • Cadastrar Declaração de Cárcere
  • Cadastrar ou atualizar dependentes para Salário-família
  • Cadastrar ou Renovar Procuração
  • Cadastrar ou Renovar Representante legal
  • Desbloqueio do Benefício para Empréstimo
  • Desistir de Aposentadoria
  • Emitir Certidão de Inexistência de Dependentes Habilitados à
  • Pensão por Morte
  • Emitir Certidão para saque de PIS/PASEP/FGTS
  • Reativar Benefício
  • Reativar Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência suspenso por inclusão no mercado de trabalho
  • Renunciar cota de Pensão por Morte ou Auxílio-Reclusão
  • Solicitar Pagamento de Benefício não Recebido
  • Solicitar Valor não Recebido até a Data do Óbito do Beneficiário
  • Suspender Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência para inclusão no mercado de trabalho
  • Transferir Benefício para outra Agência

Telefone para contato

(65) 3358-5258

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