24 de junho de 2018 - 17:56

Cidades

29/05/2018 09:38

Alunos da Creche São Mateus visitam a Feira do Porto em Cuiabá

Alunos da Creche Municipal São Mateus participaram na semana passada de uma atividade diferente.  Eles fizeram uma visita deliciosa ao Mercado do Porto, conheceram, provaram frutas e se divertiram. A iniciativa faz parte do Projeto ‘Alimentação Saudável – Brincando e Aprendendo com os alimentos', iniciado na unidade no ano passado.

A creche, localizada no bairro São Mateus, atende 120 crianças, de um a três anos e 11 meses. A unidade de Educação Infantil, funciona em turno integral, das 6h às 18h, e desenvolve uma série de ações voltadas para o cuidar e o educar, de forma lúdica, onde as crianças aprendem brincando.

“Devido à importância do projeto para o dia a dia da creche, trabalhamos a questão durante o ano inteiro, fazendo as ligações com as demais ações propostas, envolvendo as crianças, os pais e toda a equipe pedagógica”, explicou a diretora da unidade, Rosângela Jesus de Souza Pereira.

O projeto Alimentação Saudável visa o desenvolvimento integral das crianças e parte da compreensão de que a alimentação saudável de uma criança pode garantir um bom desenvolvimento físico e cognitivo, explicou Rosângela Pereira. “Nosso objetivo é promover e despertar nas crianças a consciência em relação ao consumo de alimentos saudáveis, a terem hábitos benéficos a fim de promovermos a saúde de uma forma atraente, lúdica e educativa, e que isso se estenda a toda a família”.

Segundo a diretora, os resultados positivos são sentidos junto às famílias, que passaram a adotar o consumo de alimentos naturais, como os sucos, verduras, legumes e frutas.

“Sentimos a necessidade de estimular nossas crianças de forma lúdica e divertida. Isso reflete nas famílias que passam a consumir uma alimentação mais adequada, em quantidade e qualidade, transformando o ‘ato de comer’, em um momento de descontração e aprendizado”, ressaltou a coordenadora da unidade, Denis de Moraes Dias dos Santos.

O projeto é apoiado pela Secretaria de Educação e pela Coordenadoria de Nutrição Escolar. A coordenadora Ana Domingas da Silva explicou que a proposta da SME é aprimorar cada vez mais a qualidade dos produtos oferecidos às crianças e isso passa pela qualificação e envolvimento das Técnicas de Nutrição Escolar (TNE), nas escolas e na conscientização das famílias. “A introdução da alimentação saudável é muito importante e deve ser introduzida desde a creche até o Ensino Fundamental. Pensando na saúde das crianças a Coordenadoria junto com as unidades escolares vem trabalhando juntas a educação nutricional e a participação dos pais é fundamental nesse processo. Temos trabalhado nesse sentido e iniciativas como essa devem ser espalhadas em toda a rede”, salientou.

Na prática o projeto vai mais além contemplando várias áreas, além da pedagógica, atinge de forma positiva questões sociais, culturais, ambientais e de cidadania.

Na proposta da creche é valorizada a experiência das crianças e de suas famílias, que compartilham seus conhecimentos, culturais e culinários com a comunidade escolar. As crianças aprendem sobre a produção de alimentos, importância dos nutrientes para o organismo, a conhecer frutas, legumes e verduras e a experimentar, valorizam a cultura e a culinária locais e isso influenciam na sua autoestima e cidadania.

Além de conhecer a Feira do Porto, as crianças irão visitar um Horta e a equipe pedagógica já planeja implantar na creche uma horta hidropônica. No projeto, as artes visuais, linguagens oral e escrita, atividades artísticas e matemáticas são parte do conteúdo repassado por meio de conversas informais, jogos, brincadeiras, contação de histórias, cozinha experimental, passeios e piqueniques.

“Iniciativas como essa fazem uma diferença muito grande no dia a dia das crianças. Eles incentivam a fala, o convívio, o aprendizado”, contou Luiz Sérgio, tio da Luana Farias, de dois anos.

Para as técnicas em Nutrição Escolar, a vivencia das crianças acabam aguçando a curiosidade e enriquecendo a alimentação. “Elas estão numa fase de grande aprendizagem e estamos vendo o despertar delas”, explicou Marina Alves com o que concordou a TNE Jesuína de Arruda.

“O projeto é  maravilhoso”, disse Eliane Lima, a mãe da Emily que adora uva e do Mateus, de apenas um ano e meio, que já come de tudo.

 


Telefone para contato

(65) 3358-5258

© copyright 2018 Todos os direitos reservados.