20 de julho de 2018 - 15:33

Cidades

03/07/2018 11:26

Informações sobre saneamento básico na ponta dos dedos

Já pensou na possibilidade de conferir, em detalhes, a situação do saneamento básico do seu Município, Estado ou região? Agora você pode fazer isso direto do seu tablet ou smartphone. A Agência Nacional de Águas (ANA) lançou o aplicativo Atlas Água e Esgoto, onde é possível saber tudo sobre tratamento dos esgotos e dos abastecimentos das cidades do Brasil.

O objetivo do aplicativo é permitir que a sociedade tenha informações para reivindicar melhorias, mas, para a Confederação Nacional de Municípios (CNM), o aplicativo deve ser visto pelos gestores como uma ferramenta que evidencia os desafios municipais no tema de água e esgoto. Além disso, o aplicativo tem um caráter educativo ao indicar os sistemas produtores e mananciais de abastecimento em cada município.

Cabe destacar que os dados dos Atlas da ANA foram analisados e destacados na publicação “Águas no Brasil: Perspectivas e desafios Municipais”, elaborada pela CNM em março de 2018. Considerando a importância da água para a vida no planeta, a Confederação abordou temas aos quais os gestores locais devem dedicar especial atenção. Eles vão desde as mudanças climáticas à escassez de programas e de financiamento público para o abastecimento de água potável. A gestão dos recursos hídricos talvez seja um dos mais complexos desafios locais, por exigir planejamento e ações para além dos limites municipais, analisando as bacias hidrográficas e os usos múltiplos da água.

Esgotos
O Atlas revela a carga gerada, coletada e tratada. O corpo d’água que recebe o remanescente da carga orgânica e sua capacidade de diluição. Também é possível conferir a população atendida pelos serviços e quanto o Município precisa investir para universalizar e assegurar a adequada coleta e tratamento de esgotos em cada cidade até 2035.

Abastecimento
Em relação ao abastecimento, o aplicativo traz informações sobre o prestador de serviço, o manancial de abastecimento do Município e o sistema produtor de água. Ele ainda informa se o manancial e o sistema produtor de águas são suficientes ou se o Município precisa de uma alternativa para atender a população projetada até 2025.

Comunicação
Por meio do Atlas também será possível entrar em contato com a Agência Nacional de Águas para que os usuários relatem os problemas de suas cidades. O programa está disponível para download gratuito na Play Store e na App Store.


Telefone para contato

(65) 3358-5258

© copyright 2018 Todos os direitos reservados.