Cuiabá (MT), 29 de junho de 2017 - 05:53

Rosasok

Coluna Social

11/04/2017 00:15

Clóvis Matos será entrevistado nessa terça - 11 de abril

Clóvis Rezende Matos - De São Gonçalo Do Abaeté, Minas Gerais, nasceu a 10 de Maio de 1955, historiador, produtor cultural e criador do Projeto Inclusão Literária e, como ele mesmo diz:  "sempre de bem com a vida, qualquer que seja a situação."

Foi Presidente da Fundação Cultural, hoje, Secretaria de Cultura do Estado de Mato Grosso no período de 1990-1991 e hoje, além do projeto que desenvolve, também é funcionário da Universidade Federal do Estado de Mato Grosso (UFMT).


Com o desejo de levar para a sociedade, um pouco mais de leitura e cultura para o desenvolvimento do saber de crianças, jovens e adultos, elaborou e desenvolve o Projeto Inclusão Literária que atua nas ruas, vilas e comunidades rurais, periferias, escolas, assentamentos, quilombolas, shoppings, feiras livres da capital e interior, contribuindo para o acesso gratuito à leitura de livros, revista, jornais, além das atividades lúdicas como teatro e música.

Surgiu em 2005 pelo historiador e produtor cultural Clóvis Rezende Matos, com o desejo de levar para a sociedade, um pouco mais de leitura e cultura para o desenvolvimento do saber de crianças, jovens e adultos.

O Projeto Inclusão Literária atua nas ruas, vilas e comunidades rurais, periferias, escolas, assentamentos, quilombolas, shoppings, feiras livres da capital e interior. Nestes lugares o projeto sempre tem contribuído com o acesso gratuito a leitura de livros, revista, jornais, além das atividades lúdicas do teatro e da música.

O foco está nos jovem, estudantes ou não, professores, em especial os de literatura, com o intuito de despertar as várias formas de se ver o livro, por meio de discussões, interpretações de textos, oficinas de redação, noções básicas de como se faz um livro, desde o pensamento do autor até a sua impressão, inclusive com palestras de escritores, editores e livreiros. Os pontos de leitura constam de uma pequena biblioteca (baú mágico) para acesso de todos.

O Livro no Ponto, que tem como objetivo disponibilizar nos pontos de ônibus livros, revistas, gibis e jornais, que ficarão expostos permanentemente por meio de bolsões plásticos abertos e de livre acesso para quem quiser ler.

Este projeto vem ao encontro das pessoas que dependem do transporte coletivo e durante a espera, poderão aproveitar o tempo para lerem e buscarem conhecimento e informação.

As ações são continuadas e, onde é estabelecido um primeiro contato, uma série de  atividades são desenvolvidas, transformando aquele espaço em um ponto de leitura do Inclusão Literária, tendo, assim, assistência permanente para troca de livros e inserção de novos integrantes aos programas.

Utilizando modernos métodos de comunicação e interrelacionamento humano, tendo as artes como meio de aproximação e comunicação, o teatro, a música, os contadores de histórias, feiras de livros e oficinas de produção de vídeo, se transformam em ferramentas, instrumentos de incentivo e iniciação à leitura.

O Projeto "Inclusão Literária" atua nos seguintos pontos:

*Ala infantil do Hospital do Câncer;

*Associação São Judas Tadeu;

*Casa Transitória Irmã Dulce;

*Escola Municipal Rural da Comunidade João Carro ( Manso em Chapada dos Guimarães );

*Ruas,  praças e estacionamento da UFMT – UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO;

*Escolas rurais de Varginha (Município de  Santo Antonio de Leverger);

*Escola Rural da Comunidade de Rio dos Peixes  - Cuiabá-MT;

*Escola Rural do Distrito de Aguaçú  - Cuiabá-MT;

*Borracharia do Jardim universitário - Cuiabá - MT.

Os dias que antecedem o Natal ele costuma ser visto em horário integral num dos shoppings da cidade, com sua barba branca e sua roupa vermelha, alegrando a criançada. No resto do ano ele está envolvido em projetos e atividades culturais variadas.


Ban site
Bannerba
Farofasiteok
Banersiteok

Mega Pop - 2014 - Todos os direitos reservados
É proibido a cópia total ou parcial do conteúdo, e a reprodução comercial sem autorização.
Mega Pop

versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo