21 de junho de 2018 - 09:45

Educação

Exatas 22/05/2018 14:54 enem.estuda.com

Ensine exatas com facilidade

Seus alunos estão tendo dificuldades de aprender física, química ou matemática? Então é hora de você desmistificar as exatas para tornar sua aula mais eficaz.

Desmistifique as exatas

As ciências exatas são odiadas pela maioria dos alunos, o que torna o aprendizado ainda mais difícil. Por isso, você deve aprender a desmistificar as exatas.
Matemática, física e química são matérias extremas, ou seja, ou os alunos amam por estarem fascinados pelos números ou odeiam por não conseguirem entender.
Como elas são disciplinas muito difíceis, os alunos sem motivação para querer aprender e com isso, ficam sem saber nada e acabam saindo mal nas provas.
Então, você, como professor, deve desmistificar as exatas, deixando sua aula ainda mais diversificada e divertida. Continue acompanhando e saiba como fazer isso.

Como desmistificar as exatas?


Uma boa maneira de ensinar as exatas é através do uso de jogos. Existem muitos deles que trabalham com o raciocínio lógico de tal forma que consegue desenvolver esse lado de exatas. O raciocínio lógico é fundamental nas disciplinas exatas e está presente em muitas atividades. Por isso, o uso de jogos que ativem essa parte do cérebro será fundamental. Além de deixar a aula mais divertida, eles vão treinar para as disciplinas de exatas. Sem contar que a aula não irá ficar maçante, com matéria todos os dias.
É interessante aplicar essa técnica uma vez na semana, variando os tipos de jogos sempre que possível. A seguir você verá quais jogos podem ser uma ótima opção para dar em aula.

Ensinando as exatas com Dominó


O dominó é um jogo de lógica onde você deve pensar em como acabar com todas as peças da mão antes do adversário. Como a quantidade de números é limitada, o jogador precisa saber qual peça ele deve encaixar dentro das possibilidades dos dois lados que estão no jogo no momento. Por exemplo, se em uma ponta do jogo está com o número 6 e na outra ponta está o 2 e o jogador tem as duas possibilidades em sua mão, é preciso fazer uma análise do que está na mesa e o que está na mão dele. Caso as opções de “6” já estejam todas na mesa e só existe essa em sua mão, o jogador deve guardá-la para outro momento, pois sabe que ele sempre terá essa opção quando for necessário. Esse jogo é puro raciocínio lógico. A sorte irá definir com que peças o jogador vai sair, porém é ele quem definirá o rumo do jogo. Então, o resultado final vai depender das estratégias usadas.

Ensinando as exatas com xadrez


O xadrez é um dos jogos mais antigos que existem. Nele, a sorte não possui nenhuma influência e basicamente a vitória, derrota e empate só dependem dos raciocínios lógicos dos jogadores. A capacidade do jogador de avaliar as alternativas e prever o movimento do adversário faz com que esse jogo treine o cérebro para o desenvolvimento lógico.
O objetivo do jogo não é eliminar todas as peças, como é o caso do jogo Dama. Nesse, você com menos peças pode ganhar o jogo se der o cheque mate. Esse jogo contribui para que as exatas se tornem muito mais fácil de aprender e assim, seus alunos conseguirão compreender melhor o que você está ensinando e aplicarão o conhecimento de forma simples.
Outros jogos para ministrar as exatas
Além dos exemplos citados acima, existem muitos outros jogos que podem colaborar para o raciocínio dos seus alunos. Você também pode levar damas, palavras cruzadas, sudoku.
Todos esses jogos irão contribuir para um melhor aprendizado. Além de aperfeiçoar habilidades e hábitos de tomada de decisão, aprimorar a reflexão, observação, síntese e análise.  Também pode auxiliar a compreender e solucionar problemas pela análise geral do contexto e ampliar os interesses por atividades individuais. Por isso, converse com a coordenação da sua escola e solicite que isso faça parte do plano de estudos. Muitos estudos foram feitos e comprovaram que os jogos são sim, fundamentais para o desenvolvimento da criança e do adolescente.

Agora, você já pode ensinar exatas e deixar sua aula ainda mais divertida. Você verá nas provas o quanto esse método irá beneficiar seus alunos.


Estuda.com é uma plataforma educacional de gestão e avaliação do conhecimento. Desenvolvemos ferramentas educacionais que ajudam os estudantes, professores e instituições de ensino; inserindo tecnologia e retornando não só dados, mas inteligência; ajudando-os a tomarem decisões e melhorarem o nível de ensino.


Telefone para contato

(65) 3358-5258

© copyright 2018 Todos os direitos reservados.