22 de agosto de 2018 - 05:07

Educação

Metodologia reversa 07/06/2018 11:25 enem.estuda.com

Metodologia reversa: o que é?

Ao se deparar com a árdua missão de ensinar, alguns professores muitas vezes necessitam procurar alternativas. Conteúdo extenso, o tempo curto e falta de interesse por parte do aluno são questões que, vez ou outra, podem afligir o docente.
São nesses momentos em que se faz necessária a busca por soluções, inovações que possam tornar mais efetivo o processo de ensino aprendizagem. É nesse contexto em que vale a pena experimentar a metodologia reversa de ensino. Quer conhecer? Continue lendo este artigo!

O que é a metodologia reversa?
A metodologia reversa é uma estratégia de ensino que sugere a inversão completa do método tradicional.  Ou seja, nos modelos mais antigos o esperado é que o professor ministre aulas expositivas e o estudante absorva tudo que lhe é transmitido para depois fazer os exercícios em casa.
Já na metodologia reversa as aulas expositivas são vistas em casa por meio de vídeo aulas, livros, apostilas, sites e mapas mentais, onde o aluno irá estudar para, dentro da sala de aula, tirar as suas dúvidas e realizar os exercícios com o professor e os seus colegas.
A filosofia que embasa a metodologia reversa descarta a ideia comum que vê o estudante como um aluno. Mesmo porque, a palavra aluno é derivada do latim e significa “sem luz”, ou seja, sem conhecimento.
Por esse viés, o estudante é um ser passivo que está dentro da sala de aula apenas para absorver o que é transmitido pelo professor, aquele que detém o conhecimento.
Com a metodologia reversa, o objetivo é que o estudante seja ativo e o principal protagonista do seu processo de aprendizagem. Dessa forma, o professor entra para auxiliar e tem tanto o seu tempo quanto seu conhecimento muito mais valorizado.

A metodologia reversa funciona?


É certo que ao se deparar com uma metodologia tão bem trabalhada teoricamente, todo professor venha a se perguntar: “mas na prática será que funciona?”
Essa dúvida é bastante comum e é por isso que foram realizados diversos estudos a respeito. Experimentos demonstraram que em turmas onde a metodologia reversa foi aplicada, houve aumento considerável tanto na presença quanto na participação dos discentes.
Para verificar a efetividade da metodologia reversa, também é de imensa importância verificar o desempenho dos estudantes no que se refere ao aprendizado e assimilação do conteúdo.
Quanto a isso, foi constatado através de experiências concretas que os estudantes que tiveram acesso ao ensino por meio da metodologia invertida tiveram as notas duas vezes mais altas do que os que continuaram no método tradicional. Para que a sua experiência com a metodologia reversa seja bem-sucedida, é muito importante se atentar a alguns detalhes. Veja quais são aqueles mais importantes:

Planejamento

Já não é novidade a importância de um bom planejamento, não é? Até mesmo ao lidar com as metodologias mais tradicionais ele já se faz extremamente necessário.
Na metodologia reversa essa necessidade se torna um pouco mais acentuada. Isso porque, além de você estar lidando com uma coisa nova, os seus alunos também estarão passando por essa experiência pela primeira vez.
O planejamento certamente impedirá que imprevistos aconteçam, o que deixará o professor e a turma muito mais seguros e dispostos.

Diálogo com a turma

Converse com a sua turma, explique como será o novo processo e conte a eles todos os benefícios que todos terão ao realizarem os estudos em casa e deixar as atividades e a revisão para que sejam feitas dentro da sala de aula.
Isso fará com que fiquem muito mais empolgados e certamente favorecerá para que eles abracem a causa e participem de forma ativa deste novo método de ensino.

Comece devagar

No início, até que todos tenham se adaptado ao novo modelo, você pode começar devagar. Como por exemplo, pode experimentar o método reverso apenas com um conteúdo ou um capítulo.
Pode ainda, experimentar a metodologia em apenas uma unidade. Gradualmente será possível perceber qual a melhor maneira de adaptar o novo método à realidade da turma.

Fique de olho nos resultados

A melhor maneira de saber se a metodologia reversa deu certo nas suas aulas é acompanhar os resultados constantemente.
Para isso, não basta ficar de olho nas notas dos seus discentes. É claro que isso também é muito importante, mas não se esqueça de estar atento em relação à participação deles durante as aulas.
Veja se as leituras foram feitas, ou seja, se eles chegam à sala preparados para os exercícios que serão realizados. Para que a experiência seja considerada um sucesso, é preciso que o rendimento da maioria seja melhor do que quando é usado o método tradicional.

Agora que você já sabe tudo que precisava saber sobre metodologia reversa, que tal partir para a prática? Depois não se esqueça de compartilhar sua experiência nos comentários! É um prazer poder colaborar com você.


Estuda.com é uma plataforma educacional de gestão e avaliação do conhecimento. Desenvolvemos ferramentas educacionais que ajudam os estudantes, professores e instituições de ensino; inserindo tecnologia e retornando não só dados, mas inteligência; ajudando-os a tomarem decisões e melhorarem o nível de ensino.


Telefone para contato

(65) 3358-5258

© copyright 2018 Todos os direitos reservados.