12 de dezembro de 2018 - 01:36

Educação

15/06/2018 10:27

Mais de 800 educadores recebem certificados de curso de prevenção à violência escolar

A Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) realiza nesta sexta-feira (15.06) a entrega de certificados de conclusão do curso online de prevenção à violência escolar para gestores e educadores da região Sul do Estado, aplicado pelo Projeto Anjos da Escolas. Ao todo, 840 profissionais completaram a qualificação -  que prevê a redução dos conflitos nas comunidades escolares.

O evento, que conta com a participação da secretária Marioneide Kliemaschewsk, está marcado para começar às 19h, no auditório da ADNA, na rua Barão do Rio Branco, nº 1847, no Bairro Lá Salles, em Rondonópolis (212 km ao sul de Cuiabá).

Conforme Marcos Roberto, coordenador do Anjos da Escola, uma das diretrizes do projeto é o Paz na Escola, que tem como objetivo auxiliar os educadores e a comunidade escolar a desenvolverem trabalhos de prevenção à violência escolar. Além de capacitar os professores quanto à identificação e tipificação de ocorrências que envolvem indisciplina e conflitos.

“O Projeto visa orientar os educadores nas ações procedimentais quando determinada situação exige muito mais que ações pedagógicas para sua resolução. Dessa forma, os gestores saberão quais encaminhamentos devem ocorrer e quais parceiros a escola pode procurar para evitar a violação dos direitos da criança e do adolescente”, afirmou.

A programação da noite marca ainda o encerramento do Curso de Coaching realizado pela equipe do Anjos da Escola, nos dias 14 e 15 de junho, com os profissionais das escolas estaduais de Rondonópolis, na sede do Centro de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação Básica (Cefapro).

Cronograma

O Curso EAD - Paz na Escola possui carga horária total de 100 horas distribuídas em cinco semanas e será realizado em todos os polos do Estado. O módulo iniciou as atividades no último dia 25 de abril na Plataforma Moodle, em uma parceria da Seduc e Secretaria de Estado de Saúde (SES), por intermédio da Escola de Saúde Pública-MT.

No próximo dia 20 de junho, a Seduc irá iniciar a mobilização para capacitação para profissionais da Regional Leste, tendo como base o município de Barra do Garças (509 km de Cuiabá). Está prevista a formação de 1700 profissionais, dos municípios de Barra do Garças, Torixoréo, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Poconé. O curso entrará no ar pela Plataforma Moodle no dia 27 de junho.

A Regional Norte receberá a mobilização entre os dias 10 e 12 de julho, tendo como base os municípios de Sinop (500 km de Cuiabá) e Sorriso (420 km de Cuiabá). A expectativa é de 940 participantes.

Anjos da Escola

O Anjos da Escola é uma ação pensada desde o plano de governo e uma das ações mais importantes do Estado, já que encara o problema da evasão escolar por meio de três áreas principais: Saúde na Escola, Paz na Escola e Mediação Escolar.

O projeto faz parte do Pró-Escolas, maior programa de investimentos da educação de Mato Grosso, com um orçamento de mais R$ 360 milhões, para a realização de melhorias na infraestrutura e ensino a afim de reduzir a evasão escolar e melhorar os índices de aprendizagem.

A iniciativa conta com a parceria do Ministério Público, Poder Judiciário-MT, Secretaria de Estado de Saúde, Secretaria de Estado de Segurança Pública, Conselho Tutelar e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).


Telefone para contato

(65) 3358-5258

© copyright 2018 Todos os direitos reservados.