17 de outubro de 2018 - 17:22

Educação

ENEM 2018 26/09/2018 16:59 Carla Nardi - Estuda.com

A Estuda.com abre inscrições gratuitas para simulado de preparação para o ENEM com correção TRI

A Estuda.com, plataforma educacional de avaliação e gestão do conhecimento, realiza dos dias 04 a 14 de outubro o Simuladão Estuda.com online no formato semelhante ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e com correção TRI (Teoria de Resposta ao Item).

Estudantes de qualquer região do país que queiram treinar seus conhecimentos para o ENEM poderão realizar o Simuladão Estuda.com que estará disponível a partir das 10h do dia 04/10 (quinta-feira), horário de Brasília, os interessados deverão criar uma conta, fazer seu cadastro pelo link https://estuda.com/simulados/enem/ e aguardar o dia da prova. Tudo isso de forma gratuita. Nessa oportunidade, os estudantes terão uma experiência similar ao exame, treinando as habilidades e competências exigidas na prova e tendo um parâmetro de como está sua preparação.

Para o CEO da Estuda.com, Carlos Pirovani, a importância do simulado é “que o estudante pode testar o seu conhecimento com uma prova no estilo ENEM com questões que caíram em provas anteriores e outras inéditas, competindo com milhares de alunos em todo o Brasil e entendendo melhor seus pontos fortes e fracos. Com isso ele, consegue direcionar melhor seus estudos nessa reta final.

No Simuladão Estuda.com o participante terá duas opções de correção, além da TCT (Teoria Clássica dos Testes), a mesma utilizada nas escolas e no dia a dia dos estudantes, contará também com a correção e análise TRI, metodologia que é utilizada pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Para entender melhor sobre as formas de correção e suas diferenças, a responsável estatística da prova, Jaqueline Silva, explica que “a diferença é que a Teoria Clássica só vê o quanto o aluno acerta e erra, já a TRI leva em consideração a dificuldade e grau de informação da questão, a habilidade e se o aluno chutou ou não. Levando isso para um caso real, dois alunos podem ter acertado 20 questões de uma área da prova, mas um acaba tendo a nota maior que o outro por conta da correção pela TRI, que vê a coerência da resposta. O que teve a menor nota acertou mais questões difíceis do que fáceis, então ele não tinha as habilidades suficientes. A TRI leva em consideração a coerência, então é melhor se concentrar nas questões mais fáceis e deixar as difíceis por último”.

A prova conterá 120 questões que serão distribuídas conforme as áreas de conhecimento do ENEM: Linguagens, códigos e suas tecnologias, Ciências humanas e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias e Ciências da natureza e suas tecnologias, sendo cada uma destas com 30 questões. O simulado terá questões extraídas de exames passados e inéditas. Os novos exercícios foram solicitados a professores parceiros e para serem validados, foi realizado pré-teste, assim a prova irá contemplar todos os níveis de dificuldade, requisito para ter correção pela TRI.

Os estudantes terão até às 23h59min do dia 14/10 (domingo), horário de Brasília, para responderem ao simulado. Cada área do conhecimento terá 2 horas para resolução, é necessário concluir as questões de uma área para dar continuidade ou interromper o simulado, a plataforma ainda conta com um sistema anti-cola, que monitora qualquer interação que interfere na finalização da prova. O resultado parcial estará disponível no dia 15/10 (segunda-feira) e a nota da correção TRI sairá no dia 17/10 (quarta-feira), o participante receberá no e-mail um relatório gratuito com a sua performance, onde ele encontrará seus acertos e erros em cada área do conhecimento e identificará seus pontos fortes e fracos. Assim, ele será capaz de se preparar com mais direcionamento para o exame oficial.

Vitor Freitas, CTO da Estuda.com acredita que o formato do Simuladão irá “ajudar já que simula os exercícios do exame e o tempo para terminar. E com a correção TRI o estudante terá uma prévia da sua possível pontuação e saber como está sua preparação e os relatórios de desempenho o ajudarão muito nessa reta final”.

A Estuda.com

A plataforma educacional, Estuda.com há 6 anos no mercado, alinha tecnologia e educação para proporcionar autonomia a estudantes de todo o Brasil em seus estudos, na preparação para o ENEM e para outros vestibulares, além de ajudar coordenadores e professores a fazerem a gestão do processo avaliativo e análise de desempenho.

Hoje, o site atinge 1.300.00 usuários e está presente em mais de 350 unidades escolares em todo território nacional.

A Estuda.com está em plena expansão, em 2018 recebeu investimentos e, com isso, ampliou sua rede de colaboradores e continua com planos para diversificar seus produtos e serviços e atingir o maior número de estudantes e escolas com o intuito de impactar positivamente na educação do país promovendo, inovando e disponibilizando as melhores ferramentas para a área.

ENEM

As provas serão aplicadas em dois domingos consecutivos, nos dias 4 e 11 de novembro.


Telefone para contato

(65) 3358-5258

© copyright 2018 Todos os direitos reservados.