13 de novembro de 2019 - 06:58

Educação

26/09/2019 15:38

Escolas estaduais de Cuiabá e Várzea Grande realizam palestras sobre problemas emocionais

As Escolas Estaduais Heliodoro Capistrano e André Luiz da Silva Reis, ambas de Cuiabá, buscaram especialistas para falar sobre o assunto; a EE Dante de Oliveira, de Várzea Grande, fez um encontro com seus profissionais da educação.

 

Alunos atentos a palestra sobre saúde mental - Foto por: Divulgação
Alunos atentos a palestra sobre saúde mental
 

As escolas da rede estadual de ensino continuam engajadas no tema “Setembro Amarelo: combate ao suicídio”. Duas escolas da Capital e uma de Várzea Grande realizaram palestras, na terça-feira (24.09), sobre o assunto, levando especialistas a interagir com os alunos.

Ao menos 40 estudantes do ensino médio da Escola Estadual Heliodoro Capistrano da Silva, do bairro Parque Cuiabá, participaram de uma palestra sobre prevenção ao suicídio, proferida pela psicóloga Larissa Slhessarenko, na Clínica de psicologia, localizada em Várzea Grande.

A ação, coordenada pelas professoras de língua portuguesa Maria Cristina Novaes de Paula Leite e Claudia Cardelicchio e o professor de artes Everto de Abreu, faz parte da campanha nacional de prevenção ao suicídio. 

Segundo Maria Cristina, os alunos participaram ativamente da palestra, pois trata-se de um tema que diz respeito a todas as famílias.

“Foram duas horas de palestra e de depoimentos dos alunos. Um deles chegou a lembrar que passou por momentos difíceis em sua vida, mas que venceu a situação no apego à família e aos amigos. Esse é um tema que mexe com todos”, assinala.

No entendimento de Maria Cristina, a iniciativa da abordagem do tema é importante para mostrar aos jovens que a situação pode ser superada, principalmente quando a pessoa procura ajuda.

Claudia Cardelicchio informa que Setembro Amarelo já foi tema de suas aulas no início do mês, quando abordou a questão do suicídio e a necessidade de buscar a conscientização e estar atento aos problemas dos jovens.

As duas professoras de língua portuguesa coordenam um projeto de redação para alunos do 3º ano do Ensino Médio que se preparam para as provas do Enem. “Estamos trabalhando com um tema difícil, mas atual”, ressalta Maria Cristina.

EE André Luiz

O tema sobre prevenção ao suicídio também foi abordado na EE André Luiz da Silva Reis, do Bairro Consil, em Cuiabá, que contou com uma equipe multidisciplinar para falar sobre o assunto. Palestraram aos alunos, o especialista em gestão de qualidade Antônio Costa, a estudante de medicina e ex-presidente da liga acadêmica de saúde mental da UFMT, Emily Cavalcante, e a psicóloga e especialista em terapia cognitivo comportamental Jéssica Brioschi.

“Nossos 150 alunos do ensino fundamental do vespertino participaram de três palestras e uma peça teatral, encenada pela equipe. O resultado foi positivo”, avalia o coordenador pedagógico Fábio de Souza Oliveira.

Para o coordenador pedagógico, o tema é delicado, mas necessário, pois muitos alunos não têm acesso a esse aconselhamento profissional. “O aluno se reconhece no tema e presenciou algum caso na família. Daí a importância de trabalhar o tema”, frisa.

EE Dante de Oliveira

A EE Dante de Oliveira, em Várzea Grande, reuniu todos seus 45 profissionais da educação para uma palestra sobre setembro amarelo. O professor Welington Felix palestrou sobre o tema “depressão: o mal silencioso”. Após a sua explanação, abriu-se um debate com os presentes, que tiraram dúvidas ou relataram casos conhecidos de pessoas que tiveram problema de depressão.

A coordenadora pedagógica Clarize Auxiliadora Miranda avalia que o objetivo da palestra foi alcançado. “Ficamos satisfeitos com a participação de todos os nossos profissionais, pois se trata sutilmente sobre a valorização da vida. Com a palestra trazemos um pouco mais de conscientização e também prevenir a doença do século XXI”, frisa.


Telefone para contato

(65) 3358-5258

© copyright 2018 Todos os direitos reservados.