28 de março de 2024 - 18:52

Educação

14/11/2019 11:48

Muxirum da Alfabetização

Em dois anos de trabalho, mais de 10 mil pessoas foram alfabetizadas em todo o Estado e já conseguem ler e escrever

 

 

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio do Programa Muxirum da Alfabetização, conseguiu superar a sua meta de alfabetização de pessoas com idade superior a 15 anos. Somente neste ano, foram 2.850 adultos que conseguiram ser alfabetizados, superando a meta estabelecida de 2.000 pessoas. No Dia Nacional da Alfabetização, comemorado neste 14 de novembro, a Seduc confirma, com números, os esforços para reduzir os índices de analfabetismo, implementando políticas públicas para para jovens e adultos.

Para o próximo ano, a meta é mais ambiciosa – o Muxurim projeta reduzir em até um terço o número de adultos analfabetos nos 14 municípios participantes. Em dois anos de trabalho, mais de 10 mil pessoas foram alfabetizadas em todo o Estado e já conseguem ler e escrever, graças ao esforço dos coordenadores e alfabetizadores que atuam em nos municípios parceiros, em um trabalho realizado em regime de colaboração com as Prefeituras.

Em Cáceres, são 275 adultos matriculados distribuídos em 17 turmas. Em alguns casos, como no Assentamento Sadia, as coordenadoras Cleide de Oliveira Guimarães e Amélia Cristina Benevides têm que percorrer até 60 quilômetros para chegar até as turmas.

“Vamos aos locais de funcionamento das turmas e cada vez que conversamos com os alunos, a alegria é mais intensa, pois a evolução na aprendizagem é sempre melhor. Muitos adultos se emocionam ao escrever o nome, pois passam a ser independentes. Muitos já chegam a agência bancária e conseguem fazer as transações que não exigem muito esforço”, destaca.

A aluna Maria Pereira da Silva é um exemplo de quem conseguiu ser alfabetizada e consegue ver o mundo de outro ângulo. Com a ajuda da professora, conseguiu se sentir realizada. “Voltei a estudar e agora me sinto outra pessoa. A minha professora me ensina e eu a ensino. Muita coisa eu não sabia, aprendi na escola. Está sendo tão bom estudar que quero continuar os meus estudos”, assinala.

Outra aluna do Muxirum, Elenir Catarina de Almeida também pensa em prosseguir os estudos. “Eu até sabia escrever, mas parei nos estudos e, com isso, tinha muita dificuldade em legar. Agora, no Muxirum, estou aprendendo de verdade porque tenho apoio da professora que tem muita paciência e não falta a escola. Queremos que ela continue firme”, frisa. 

Para conseguir fazer com que o aluno adulto consiga concluir o ciclo de alfabetização, o Muxirum atua com metodologia apropriada. Os professores se deslocam até onde o aluno reside ou num local próximo onde todos da região possam estudar. Dessa forma, o aluno fica menos propenso a desistir. O ciclo de alfabetizar para este ano termina no final de novembro.


Telefone para contato

(65) 3358-5258

© copyright 2018 Todos os direitos reservados.