14 de dezembro de 2018 - 04:23

Esporte

05/06/2018 08:21

Cuiabá sedia Campeonato Brasileiro de Taekwondo com presença de atletas olímpicos

Atletas de todo país desembarcam na capital Mato-grossense neste final de semana, para participar do Campeonato Brasileiro de Taekwondo – Cuiabá 2018, realizado pela Confederação Brasileira de Taekwondo e promovido pela Federação de Taekwondo do Estado de Mato Grosso, em parceria com a Prefeitura de Cuiabá. Com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, a competição acontecerá entre os dias 8 e 10 de junho, no Ginásio Aecim Tocantins, a partir das 07h30.

O torneio voltado para as categorias infantil, cadete, juvenil e sub-21 é uma das maiores competições do calendário nacional. Na ocasião serão selecionados atletas para a formação da seleção brasileira da categoria cadete. A equipe de arbitragem presente no campeonato faz parte da Confederação Brasileira de Taekwondo, correspondendo a todas as normas oficiais de disputas dessa natureza, incluindo o Código da Agência Mundial Antidopagem, aplicado durante as disputas.

Segundo o secretário municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo, o evento contempla todas as pastas, estimula os atletas cuiabanos da modalidade em questão e completa ainda mais as comemorações dos 299 anos da Capital.

“O Campeonato vai projetar Cuiabá para o restante do país como mais uma cidade de referência para o taekwondo brasileiro e nós da Prefeitura de Cuiabá não poderíamos ficar de fora. Acredito que teremos aqui um grande evento com a inclusão de atrações culturais locais e considerando que estes participantes também são turistas, eles terão a oportunidade de conhecer os nossos atrativos. Além disso, é importante ressaltar que esta iniciativa acaba se tornando uma extensão das celebrações dos 299 anos da nossa terra”, destacou. 

O esporte, que chegou em Mato Grosso em 1982 pelas mãos do Grão Mestre Kwang Soo Shin - um dos pioneiros da modalidade no Brasil, conquistou um grande número de adeptos e é praticado na maioria das academias de artes marciais instaladas na cidade. Em Cuiabá, de acordo com o Presidente da Federação de Taekwondo de Mato Grosso, Hélio Ribeiro, a expectativa é que cerca de 1.000 atletas participem da competição. As disputas serão em combate individual e de acordo com cada categoria, nos naipes masculino e feminino.

“Estamos trabalhando para que o evento aconteça da forma como planejamos, com tudo caminhando bem e os atletas brilhando e despontando para o cenário nacional, como ocorre habitualmente em um grande campeonato. Por aqui devemos reunir os principais lutadores do da modalidade, por isso a expectativa é grande em todos os sentidos. Esperamos belas disputas e um nível técnico elevado”, ressalta o presidente.  

Outra grande atração da competição será a vinda da medalhista olímpica, Natália Falavigna, considerada a melhor atleta de taekwondo pelo Comitê Olímpico Brasileiro, com três Jogos Olímpicos no currículo - Atenas 2004, Pequim 2008 e Londres 2012. Em 2009, a paranaense conseguiu outra façanha: liderou o ranking mundial de sua categoria, escrevendo definitivamente seu nome na história do esporte. A esportista ainda possui medalhas em competições pan-americanas e sul-americanas.  

O evento vai arrecadar donativos para a Cruz Vermelha, que estará presente no local. A competição também conta com o apoio do Governo de Mato Grosso, o Corpo de Bombeiros e demais empresas da iniciativa privada. 

 

Premiação – Posição, Medalha e Pontos no ranking

1º lugar, Sim, de ouro 20 pontos.

2º lugar, Sim, de prata 12 pontos.

3º lugares, Sim, de bronze 7,2 pontos.

5º lugares Não 5,04 pontos

9º lugares Não 2,46 pontos

*A categoria infantil não terá pontuação de ranking;

 

Segue no anexo, a programação oficial completa os três dias de competição.


Telefone para contato

(65) 3358-5258

© copyright 2018 Todos os direitos reservados.