17 de fevereiro de 2020 - 13:16

Eventos

Lançamento do livro “Do Moderno ao Contemporâneo: uma história do mundo na Era do Capital” - por Gilda Portella

A Adufmat-Ssind e o Fórum de Luta por Direitos e Liberdades Democráticas convidam toda a comunidade acadêmica para o ciclo de debates “América Latina Insurgente: um panorama da luta de classes”, que será realizado nos dias 14 e 17/02, sempre às 19h, no auditório do sindicato. Serão dois dias de reflexões a partir das provocações do professor convidado, Osvaldo Coggiola, da Universidade de São Paulo - USP. 

Doutor em História, Coggiola lecionou na Universidade Nacional de Córdoba até junho de 1976, quando foi expulso por intervenção militar devido à sua atuação política. Foi reincorporado por meio de resolução do decano normalizador em 1984, mas em 1985 iniciou seu vínculo ao Departamento de História da USP. Em seu currículo são registrados trabalhos e conferências em diversos países do mundo, que o tornaram referência internacional para debates acerca dos temas Capitalismo, América Latina e Educação, sempre inspirado pela metodologia de análise marxista. 

Na sexta-feira, dia 14/02, o professor fará um diálogo sobre as transformações das relações humanas na história das sociedades, tema do seu livro “Do Moderno ao Contemporâneo: uma história do mundo na Era do Capital” (2019), que será lançado na Adufmat-Ssind na ocasião. 

Também são de autoria de Coggiola os títulos “Marx e Engels na História”, “América Latina: encruzilhadas da História Contemporânea”, “O Capital contra a História”, “Governos Militares na América Latina”, entre outros.  

Na segunda-feira, 17/02, o diálogo será sobre o tema do ciclo de debates - “América Latina Insurgente: um panorama da luta de classes”.

O evento é gratuito e aberto a todos os interessados. Haverá certificação.

Sobre o Autor:

Osvaldo Luis Angel Coggiola é historiador argentino, residente no Brasil. Nascido em Buenos Aires, cresceu em Córdoba, onde estudou Economia e História. Em 1976, por seu ativismo político, foi expulso da Universidade de Córdoba, passando a viver exilado até o final da ditadura argentina. Na França, concluiu seus estudos de graduação em História e Economia Política (1979, tendo apresentado dissertação intitulada L’Opposition de Gauche en Argentine, 1930-1943), na Universidade Paris 8 (Vincennes-Saint-Denis), especializando-se em História pela mesma universidade (1980, apresentando dissertação intitulada Mouvement ouvrier et partis de gauche en Argentine, 1929-1969). Em seguida, concluiu o doutorado em História Comparada das Sociedades Contemporâneas (1983, com a tese Le mouvement trotskiste en Argentine, 1929 – 1969) pela École des hautes études en sciences sociales. A partir de 1981, estabeleceu-se no Brasil, onde cumpriu defendeu sua tese de livre-docência (O Destino de uma Revolução – Ensaios sobre a História Contemporânea da URSS e do Leste Europeu), na Universidade de São Paulo (USP), em 1992. Também cumpriu um programa de pós-doutorado na USP (1993 – 1998). Atualmente é professor titular da USP e professor nos cursos de jornalismo e economia da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especializado em História Moderna e Contemporânea, estuda principalmente temas como comunismo, União Soviética e economia marxista, sendo um ativo organizador, colaborador e participante de simpósios, palestras e colóquios sobre esses temas.

 


Telefone para contato

(65) 3358-5258

© copyright 2018 Todos os direitos reservados.