Notícias

09/06/2017 21:05

TSE salva Temer por quatro votos a três

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realiza, pelo quarto dia seguido, o julgamento da ação que pede a cassação da chapa Dilma-Temer, que venceu as eleições de 2014, nesta sexta-feira, 9 de junho. O ministro Herman Benjamin, relator do caso, votou pela cassação do mandato do presidente Michel Temer —já, na tarde desta sexta-feira, os outros seis ministros apresentam seus votos sobre o pedido de cassação, protocolado pelo PSDB. No início da tarde, o vice-procurador-eleitoral Nicolao Dino chegou a pedir que o ministro Admar Gonzaga fosse impedido de votar, por ele ter atuado como advogado da ex-presidenta Dilma Rousseff, mas a Corte eleitoral rejeitou por unanimidade. Nos três primeiros dias de juízo, a maioria dos ministros descartou incluir as provas da Odebrecht no processo.

Embora tenha preservado o mandato de Temer, apesar das variadas provas de corrupção consideradas pelos três ministros do TSE derrotados, Gilmar Mendes diz que considera os "fatos lamentáveis". "Ninguém mais do que eu considera esses fatos lamentáveis. Eu intuía que isso acontecia", afirmou.

O ministro Gilmar Mendes confirmou o que já era esperado e votou contra a cassação do mandato da chapa Dilma-Temer.

Eis o que diz a história de Américo Pisca-Pisca, escrita por Monteiro Lobato e citado por Gilmar Mendes no julgamento de hoje: "Deixemo-nos de reformas. Fique tudo como está, que está tudo muito bem".
 O ministro Gilmar Mendes, criticado pela proximidade com o presidente Michel Temer, não deixou de defendê-lo, como previsto, na apresentação de seu voto. "Certamente, a Procuradoria vai entrar com denúncia contra ele no STF para que ele fique impedido. E aí se faz uma eleição indireta em 30 dias. É isso que se quer? Não é uma ação de reintegração de posse", afirmou.
Em um curioso solilóquio, o ministro Gilmar Mendes cita a história de Américo Pisca-Pisca, criada pelo escritor Monteiro Lobato, antes de entrar propriamente no mérito da cassação da chapa Dilma-Temer. "Não brinquemos de Américo Pisca-Pisca", afirmou.


versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo