25 de abril de 2024 - 05:53

Polícia

18/05/2018 17:44

Região reduz homicídios, vai receber investimentos e troca comando da PM.

Uma das missões assumidas pelo tenente-coronel PM Edvaldo Souza Oliveira, que desde o dia 17 de maio é o responsável pelo Comando Regional de Cáceres (CR-6), reunindo 12 municípios, é a de manter os índices de homicídio e furtos em queda, além de reduzir os casos de roubos. No primeiro quadrimestre de 2018 houve 12 assassinatos na regional, queda de 40% se comparado a janeiro a abril de 2017. Já os casos de furtos obtiveram diminuição de 3%.  

Mas por outro lado, os casos de roubos tiveram aumento de 26% na somatória das ocorrências dos 12 municípios da Região Integrada de Segurança Pública (Risp). O tema inclusive é protagonista do Plano Estadual de Segurança na Fronteira de Mato Grosso. O novo comandante vai ser um dos que vão contribuir com o documento.

O ex-comandante do CR-6 coronel Delwison Sebastião Maia da Cruz deixou a função para assumir a subchefia de Estado Maior, ou seja, agora é o terceiro na hierarquia da instituição militar. “Deixo o cargo com sentimento de gratidão por ter servido na fronteira e quero agradecer ao comandante-geral da Polícia Militar, coronel Cunha, pela confiança na nova missão”.

O secretário de Estado de Segurança Pública, Gustavo Garcia, disse que a região é um exemplo de trabalho integrado e deve receber um aporte de investimentos de R$ 8 milhões com a instalação do Centro Integrado de Comando e Controle. “O projeto foi aprovado pela Comitê Gestor da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e uma equipe técnica virá de Brasília nos próximos dias para avaliar o melhor local para a implantação do sistema. Será a mesma estrutura de videomonitoramento e integrada com o que temos em Cuiabá”.

Garcia também destacou o projeto de construir uma base aérea do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) em Cáceres, com a aquisição de um helicóptero para ajudar no principal crime na fronteira: o tráfico de drogas. Outro projeto é o de radiocomunicação digital, melhorando a comunicação entre os policiais. O projeto visa inicialmente a região metropolitana e a fronteira. Ambos os projetos são via Ministério Extraordinário de Segurança Pública.

- Gefron

Por meio de parcerias com a Prefeitura de Cáceres, produtores rurais e Governo de Mato Grosso, o posto do Limão será reativado para o Grupo Especial de Fronteira (Gefron). As obras de aterro e terraplanagem já iniciaram. “O local foi desativado há cinco anos e a construção é um pedido da população, pois se trata da via oficial de acesso Brasil/Bolívia”, explicou o comandante do Gefron, tenente-coronel PM José Nildo.

Também por meio de parceria com a prefeitura de Pontes e Lacerda e Associação de Produtores do Matão também está sendo reformado o posto do Gefron no Matão. A prefeitura de Porto Esperidião também ajuda na reforma do posto do Gefron da Vila Cardoso. Ao todo, são cinco postos do Gefron nos 700 km de fronteira seca.

Com ações conjuntas do Poder Judiciário, Ministério Público e a Prefeitura de Cáceres foi reformado o canilfron e deve ser entregue em breve. Três cães da instituição serão aposentados e doados aos cuidadores. Atualmente há oito cães na unidade que atuam no combate ao crime.

 

 

Telefone para contato

(65) 3358-5258

© copyright 2018 Todos os direitos reservados.