21 de setembro de 2018 - 16:19

Saúde

29/05/2018 17:02

Agenda de coleta do ônibus em Cuiabá e campanhas internas são oferecidas pelo Hemocentro.

O Hemobus, ônibus de coleta de sangue do MT Hemocentro, inicia nesta terça-feira (29.05) a sua extensa agenda de coleta externa de novos doadores voluntários na capital. A agenda divulgada pelo MT Hemocentro prevê coleta até às 16h no Shopping Popular, no bairro do Porto, próximo ao Parque de Exposições. A ação conta com o apoio dos comerciantes, informou o presidente do Shopping Popular, Misael Galvão.

Nos dias 5 e 7 de junho, o ônibus estará na Secretaria de Estado de Gestão (Seges), no Centro Político Administrativo, ao lado do Palácio Paiaguás. “O atendimento aos servidores públicos do Estado vai começar às 8h e será encerrado às 16h nos dois dias de coleta de doação de sangue”, explicou a diretora do MT Hemocentro, Silvana Salomão.

No dia 8 de junho, a coleta externa será na Creche Nasla, na entrada do bairro CPI (Morada da Serra), das 8h às 16h. “A expectativa é que os pais de alunos e os profissionais que trabalham na creche se sensibilizem com a importância de doar sangue”, destacou a assistente social, Laís Nayane Silva da Cruz.

No sábado, dia 9 de junho, das 8h às 16h, o Hemobus estará atendendo na Praça Alencastro, centro de Cuiabá, em frente à Prefeitura Municipal. No local haverá o tradicional evento Festival das Flores UDV e, por conta desse público, o ônibus será deslocado até a praça com a expectativa de conseguir atrair a atenção dos visitantes do festival.

“Essa será a primeira vez que o ônibus de coleta externa de sangue do MT Hemocentro retornará a uma praça na Capital e durante um fim de semana, após ficar por mais de quatro anos parado por falta de condições de rodar”, destacou Silvana Salomão.

O ônibus foi reformado e reequipado há um mês e voltou a cumprir seu importante papel social na coleta de doação voluntária para abastecer o banco de sangue público que atende os pacientes internados nos hospitais públicos e nos prontos-socorros de Cuiabá e de Várzea Grande. A coleta realizada pelo ônibus representa 30 % do que é coletado por dia na unidade do MT Hemocentro na Capital.

Os servidores do Tribunal de Justiça do Estado terão a oportunidade de doar sangue sem precisar se deslocar até a unidade do MT Hemocentro. No dia 12 de junho o ônibus estará no pátio do Tribunal para atender aos servidores e visitantes que queiram se tornar doador voluntário de sangue. O atendimento no TJMT será das 8h às 16h.

No dia 13 de junho a coleta externa será no prédio do Fórum Civil, no Centro Político Administrativo, em Cuiabá. O ônibus atenderá aos servidores e visitantes do Fórum e dos órgãos vizinhos, das 8h às 16h.

Os pais de alunos da Creche Maria Eunice de Barros e os servidores também serão atendidos pelo ônibus de coleta do MT Hemocentro, no dia 19 de junho, das 8 às 16 horas. O deslocamento do Hemobus para a unidade escolar atende ao pedido feito pela própria direção da creche.

No dia 21 de junho será a vez dos servidores e visitantes do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) na Capital, receber o atendimento do ônibus no pátio do Tribunal, das 8h às 16h.

A agenda do ônibus para o mês de junho será encerrada no dia 28, no SENAR/MT, na Rua Engenheiro Edgard Prado Arze, s/nº, no Centro Político Administrativo. A presença do Hemobus do MT Hemocentro foi solicitada pela equipe da CIPA/Senar – Comissão Interna de Prevenção de Acidente. Conforme Thayla Schenberger, membro da CIPA, no Senar trabalham cerca de 140 funcionários.

- Campanhas internas de doação

Além da agenda itinerante do Hemobus, o MT Hemocentro preparou uma agenda interna de campanhas de sensibilização para a captação de novos doadores de sangue. A agenda prevê campanhas em parceria com entidades privadas.

No dia 30 de maio, a unidade de coleta localizada na Rua 13 de Junho, Bairro do Porto, em Cuiabá, irá receber 15 doadores da torcida do São Paulo, denominada Dragões da Real.

No dia 6 de junho, a campanha será com a Associação Internacional de Intercâmbios Voluntários para Estudantes AIESEC. O presidente do Comitê, Matheus Stevanin informou que deverão comparecer ao MT Hemocentro cerca de 20 voluntários para doar sangue, ao longo do dia.

No período de 2 a 13 do mês de julho, os funcionários do Sicredi deverão comparecer ao MT Hemocentro para doar sangue. A campanha foi proposta pela diretoria do banco que fará a mobilização dos seus funcionários.

De acordo com a diretora do MT Hemocentro, Silvana Salomão, antes de programar a agenda de campanhas e de coleta externa do ônibus, esses parceiros foram visitados por técnicos do banco de sangue público que realizaram palestras educativas e atividades de sensibilização quanto à importância de ser um doador voluntário de sangue.

“Essas ações em parceria com a sociedade em geral, entes públicos e empresas privadas, asseguram o funcionamento do banco de sangue que depende exclusivamente de doações voluntárias e salva milhares de vidas que dependem do serviço público de saúde”, enfatizou Silvana Salomão.


Telefone para contato

(65) 3358-5258

© copyright 2018 Todos os direitos reservados.