24 de junho de 2018 - 17:19

Saúde

07/06/2018 15:26

Zika e Chikungunya são de alto risco para Cuiabá e região.

Foi divulgado nesta quinta-feira (7) pelo Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRA) um estudo aponta Cuiabá com grande risco de surto de dengue, chikungunya e zika, dados divulgados pelo ministério da saúde. Ressaltando que o LIRAa é um instituto que ajuda a rastrear e mapear locais com foco do mosquito da Aedes Aegipty e identifica-los. No índice o numero de satisfação é quando apresenta 1% abaixo, em alerta quando apresenta 1% e 3,9 % e risco de surto maior de 4%.

De acordo com o estudo Cuiabá tem índice de Infestação Predial (IIP)  8,5%. Os dados foram coletados de janeiro a março deste ano

LEVANTAMENTO : 

O Método utilizado pela LIRAa serve para identificar onde possui focos do mosquito em cada município e revelando também seu tipo de criadouro predomina na região, a ferramenta permite aos profissionais identificar qual a área mais afetada pelo mosquito e direcionando os ao controle da situação.Na região Centro-oeste o maior numero de depósitos foi localizado em lixos como restos de construções, garrafas pet's , latas, sucatas e etc.


Telefone para contato

(65) 3358-5258

© copyright 2018 Todos os direitos reservados.