15 de dezembro de 2018 - 09:51

Saúde

31/07/2018 18:39

Prefeitura vai abrir licitação para vacinas, castração e ração para animas vítimas de maus-tratos

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Smades) irá abrir licitação para aquisição de vacinas, ração e castração, que serão distribuídas para Organizações Não Governamentais (ONG’s) da capital. Para ampliar o atendimento aos animais de rua e vítimas de maus-tratos,.

“Estamos entrando num processo de licitação para contratar clínica especializada em castração, compra de ração e compra de vacinas. Isso ai Secretaria de Meio Ambiente está fazendo essa licitação. Esse material que está vindo vai ser distribuído para as Ong’s que trabalham com os animais de pequeno porte”, afirmou o secretário da pasta, Juares Samaniego
 
De acordo com ele, serão compradas cerca de mil castrações e vacinas, que tem a necessidade eminente, além de dez toneladas de ração. “Nós vamos distribuir dentro destas Ong’s e monitorar como estão usando esses repasses”, disse.
 
Desde que foi sancionada, a Lei de N°436/2017 que dispõem sobre o bem-estar e Proteção Animal, a Secretaria tem atuado para que ela seja aplicada dentro do município. Prova disso foi a reforma de uma viatura  que era da Secretaria de Ordem Pública, que foi recuperado e colocada a disposição da equipe do Bem Estar Animal.
 
“Recuperamos a viatura e colocamos para trabalhar na coleta de animais que estão sendo vítimas de maus-tratos. Inicialmente, alguns nós levamos para o Centro de Zoonoses, dando o primeiro atendimento, recuperando esses animais, colocando para doação”, explicou.
Neste primeiro momento, a equipe volante do Bem Estar Animal geralmente atende casos ligados a abandono e encaminha-os para clínicas veterinárias parceiras do município, que ficam responsáveis pela esterilização, exames e todo o tratamento médico veterinário necessário à recuperação da saúde do animal. 
Dentro de uma viatura está uma equipe multidisciplinar composta por um veterinário e dois agentes de regulação e fiscalização, que prestaram o atendimento de segunda à sexta-feira, das 8h às 18 horas, pelo telefone (65) 3645-6126.
Ainda conforme Samaniego, a pasta irá iniciar a procura por um espaço, que deve funcionar com a diretoria do Bem Estar Animal e que possa atender os animais recolhidos.  
 
“Logicamente, que o processo esta iniciando este ano. A gente esta procurando um espaço, onde a gente possa instalar a diretoria do Bem Estar Animal. Hoje temos veterinários que podem oferecer este tipo de serviço. Mas, hoje você não consegue fazer de imediato. O espaço a gente esta procurando. Ou nós vamos construir ou fazer a locação deste espaço, onde possa atender os animais recolhidos num primeiro momento”, concluiu.
OlharDireto

Telefone para contato

(65) 3358-5258

© copyright 2018 Todos os direitos reservados.