12 de dezembro de 2018 - 00:59

Saúde

27/11/2018 09:43

MT Hemocentro comemora Dia Nacional de Doador Voluntário de Sangue

O evento contou com apresentações artísticas e depoimentos de doadores

O MT Hemocentro realizou um evento na manhã desta segunda-feira (26.11) para comemorar o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, celebrado em 25 de novembro. A direção da unidade localizada na Rua 13 de Junho em Cuiabá, elaborou uma programação para homenagear os doadores que ajudam a manter os estoques do banco de sangue.

Participaram da comemoração a cantora Genecília Lacerda, do movimento social Coletivo Negro da UFMT, o Coral de servidores da Secretária de Estado de Saúde (SES), além da apresentação de talentos do MT Hemocentro. Também participou o deputado estadual Ondanir Bortolini.

O evento contou com depoimentos de doadores de hemocomponentes por aférese fidelizada, de representantes da Associação de Pessoas com Doença Falciforme e de pais de pacientes, além de um coffee break, oferecido aos presentes e doadores homenageados.

O doador fidelizado Paulo César Machado expôs o desejo de tornar os filhos gêmeos, hoje com três anos, também doadores. “Tenho comigo o sonho de, quando meus filhos completarem 16 anos, poder trazê-los para se iniciarem como doadores”, disse.

A diretora geral do Hemocentro, Silvana Salomão, reforçou o agradecimento aos doadores. “Queremos fazer uma homenagem a todos os nossos doadores, porque como não se tem sangue artificial, nós precisamos do braço de cada um de vocês. Então, nos estamos aqui para agradecer, pelo empenho e dedicação de todos os doadores deste banco de sangue, e aos nossos parceiros, aqueles que fazem corrida pela vida, que dão brindes, que estimulam a doar. Aqueles que até por uma causa familiar, se sensibilizam e vem doar, nos agradecemos a todos, os de primeira vez e os fidelizados, as autoridades competentes que nos apoiam e nos ajudam, e a todos os servidores deste hemocentro”, discursou Silvana.

“É uma satisfação enorme poder receber essas pessoas todos os dias aqui, estarmos abrindo as portas para aqueles que são anjos e nos ajudam a salvar vidas. Se não fossem eles, nós não teríamos como ajudar. Então só posso agradecer e pedir muita saúde para continuar, pois é um gesto que é de um valor imensurável, não tem preço”, afirmou a gerente de doação de sangue, Gian Carla Zanella.

O MT Hemocentro tem registrados em todo o Estado 288.122 doadores voluntários, sendo que desse total, 172.710 estão na grande Cuiabá. A média de doação mensal é de 3.600 bolsas de sangue, porém nem todas são aproveitadas, pois está incluso nesse número os descartes subjetivos e as bloqueadas.

Além do serviço de coleta de doação de sangue, que são destinados aos hospitais públicos e prontos-socorros, o MT Hemocentro atende cerca de 700 pacientes por mês no ambulatório de Hematologia e realiza aproximadamente 1.400 procedimentos entre transfusão de sangue e de plaquetas, infusão de medicamentos e exames laboratoriais para esses pacientes em tratamento.


Telefone para contato

(65) 3358-5258

© copyright 2018 Todos os direitos reservados.