14 de dezembro de 2019 - 23:42

Saúde

18/09/2019 15:46

A coisa tá feia - Situação de emergência decretada e umidade do ar em 15%, Mato Grosso entra em alerta

Por volta  de quatro meses sem chuva em boa parte do Estado, Mato Grosso recebeu nesta quarta-feira (18), o alerta para a baixa umidade relativa do ar que deve ficar na casa dos 15% de acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), que é ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A situação crítica atinge praticamente todo o Estado. Ainda de acordo com a previsão, não há previsão de chuva pelo menos até o próximo dia 22 de setembro e a temperatura na capital hoje pode chegar aos 40ºC.
 
O alerta amarelo significa que a umidade do ar estará bastante baixa com valores inferiores a 30% em muitas localidades, podendo chegar a valores inferiores a 15% em alguns municípios do Estado.
 
Quando o tempo está muito seco e a umidade relativa do ar está abaixo do mínimo considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 30%, alguns cuidados são necessários para evitar complicações de saúde como alergias, inflamações bacterianas, viroses e inflamações nas mucosas nasais.
É importante consumir bastante água, usar hidratante para pele e lábios ao acordar e antes de dormir, evitar exercícios físicos entre 10h e 16h, manter o ambiente limpo, utilizar umidificador de ar, toalhas úmidas e até mesmo balde com água e lavar o nariz com soro fisiológico caso sinta necessidade.
Situação de emergência
O governador Mauro Mendes decretou no inicio de setembro situação de emergência em Mato Grosso por conta dos incêndios florestais que atingem o Estado. A motivação para decretar a situação é pelo aumento no número de queimadas e pelas condições climáticas propiciarem a propagação do fogo.
O decreto tem duração de 60 dias e segundo o Executivo, com a medida, o governo está autorizado a adotar ações necessárias à prevenção e combate aos incêndios e à manutenção dos serviços públicos nas áreas atingidas pelas queimadas.




Telefone para contato

(65) 3358-5258

© copyright 2018 Todos os direitos reservados.