14 de dezembro de 2019 - 23:33

Saúde

18/11/2019 12:42

Hemocentro

Campanha ocorreu nas unidades do Pronto Socorro de Cuiabá e na sede do banco de sangue. Joalheria presenteou mais de 400 doadores de sangue com uma pulseira

 

A | A

O MT Hemocentro, em parceria com a joalheria Marcio Designer, realizou a campanha “MD+Vida: um gesto de amor vale ouro” nos dias 13 e 14 de novembro. Durante a ação, a joalheria presenteou cerca de 300 doadores voluntários de sangue com uma pulseira do modelo "soutache", que leva o pingente do símbolo da campanha banhado a ouro.

A campanha ocorreu nas unidades do Pronto Socorro de Cuiabá e na sede do MT Hemocentro e foram presenteadas as pessoas que doarem sangue.

Esse é o terceiro ano consecutivo da campanha, que sempre rende um resultado positivo para o banco de sangue público estadual. A ação é idealizada pela família e por empresários do ramo de joalheria, que são doadores fidelizados de sangue e por aférese do MT Hemocentro.

O doador Felipe Goelzer Pereira, que fez sua primeira doação de sangue em 2003, relata a satisfação de entender a importância de doar sangue ao próximo, sem desejar nada em troca: “Tudo passa e o mais importante é aquilo que entregamos ao próximo”.

De acordo com a gerente de doação de sangue do MT Hemocentro, Ariadeny da Silva, atualmente, há cada vez mais apelo por campanhas que despertem nas pessoas o desejo de praticar o bem.

“Esta campanha pode salvar vidas e, por este motivo, merece todo o respeito e também a adesão das pessoas, especialmente nas épocas que precedem férias, festas de fim de ano e carnaval – que são épocas em que ocorrem mais acidentes de trânsito, aumentando a necessidade de sangue para salvar feridos. Quando vamos falar da importância da doação de sangue, devemos sempre nos colocar na condição de uma pessoa que poderá precisar de sangue a qualquer momento, lembrando sempre que acidentes podem ocorrer em qualquer momento e com qualquer pessoa”, explicou a gerente.

A diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanella, destacou a importância de a população colaborar com uma causa que beneficia a todos, indistintamente. “Vale lembrar que estes períodos de fim de ano ocorrem baixas significativas no estoque do banco de sangue do MT Hemocentro. Devido às férias e festas de fim de ano, muitos viajam, mas a demanda por transfusão de sangue aumenta significativamente e os hospitais e prontos-socorros precisam ser abastecidos para atender os pacientes internados”, concluiu.

Na campanha MD+VIDA, com a joalheria Márcio Designer, 406 pessoas foram candidatas à doação de sangue, sendo coletadas 309 bolsas em apenas dois dias. Destes candidatos à doação 98 são doadores de primeira vez.

Cada bolsa de sangue doada por salvar até quatro vidas destacou a diretora do banco de sangue público.


Gesto de amor

A estudante de 19 anos, Janaina Maria de Campos foi à doadora de número 137 no primeiro dia da campanha. Doadora de primeira viagem, ela relata que ficou sabendo da campanha pelas redes sociais e que se sensibilizou com a causa. “Conscientizei-me da importância desse gesto e vim doar, fazer a minha parte. Estou muito motivada e pretendo me tornar uma doadora fidelizada".

Já o motorista André Ignácio Leite voltou a doar sangue depois de sete anos, “pelo simples desejo de salvar vidas, sem nada em troca”.


Telefone para contato

(65) 3358-5258

© copyright 2018 Todos os direitos reservados.