11 de dezembro de 2019 - 03:38

Saúde

24/11/2019 22:46

Laboratório Central do Estado completa 44 anos de serviços prestados à saúde de MT

O Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen), unidade especializada da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), comemorará 44 anos de existência nesta semana. Criada em 1975, a unidade surgiu inicialmente como o Centro Regional de Saúde, que abrigava o Laboratório de Saúde Pública como um de seus setores.

Aos poucos novos exames foram acrescidos, dando início ao Lacen, que atualmente realiza exames básicos de análises clínicas de rotina e alguns agravos de notificação compulsória. De acordo com a diretora Elaine Cristina de Oliveira, o Lacen realizou aproximadamente 77 mil análises laboratoriais apenas em 2018.

Elaine explica que a política de qualidade do laboratório tem por finalidade prestar serviços laboratoriais de reconhecida qualidade técnica e garantir confiabilidade, agilidade, pontualidade, confidencialidade de resultados e um atendimento humanizado capaz de satisfazer às reais necessidades da população.

Os serviços da unidade especializada são viabilizados exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e atende a todos os 141 municípios do Estado, com exames de patologia clínica, sorologia, virologia, entre outros, realizados em Cuiabá ou, quando necessário, encaminhados para Laboratórios de Referência da Rede Nacional.

O atendimento também engloba as áreas de vigilância em saúde e saúde do trabalhador e realiza análises para diagnósticos dos agravos de notificação compulsória como Dengue, Hepatites, HIV, entre outros, encaminhando às vigilâncias os relatórios com o perfil epidemiológico nas análises demandadas.


Telefone para contato

(65) 3358-5258

© copyright 2018 Todos os direitos reservados.