06 de junho de 2020 - 00:40

Saúde

13/04/2020 16:30

Higienização com caminhões-pipa é sequência de um programa de proteção a saúde pública

O trabalho foi iniciado nesta segunda-feira (13) e será executada diariamente, no período das 8h às 20h

 

 

O prefeito Emanuel Pinheiro destacou que a inclusão de dois caminhões-pipa no trabalho de higienização e desinfecção é mais um passo adiante no combate ao novo coronavírus (Covid-19) e em defesa da saúde da população. A ação foi iniciada pela Prefeitura de Cuiabá nesta segunda-feira (13) e será executada diariamente, no período das 8h às 20h. 

No total, serão quatro equipes, dívidas em dois turnos, empenhadas no trabalho coordenado pela Secretaria de Serviços Urbanos. Conforme a Pasta, cada caminhão tem capacidade de 8 mil litros, sendo que a previsão é de que, por dia, a operação utilize cerca de 80 mil litros da mistura de água com hipoclorito de sódio. 

A ação preventiva alcançará praças, parques municipais, vias, canteiros centrais, unidades de saúde e demais espaços públicos com maior movimentação de pessoas. Além disso, o cronograma de trabalho será montado com base nos relatórios técnicos da Secretaria Municipal de Saúde, atendendo os bairros apontados com maior incidência do vírus.

“Os especialistas alertar que o vírus também sobrevive na superfície. Então, higienizar esses locais é dar sequência a um programa de cuidado com a vida da população cuiabana. Esses caminhões seguirão uma rota definida com base em dados concretos, atacando os principais focos e ampliando essa rede de proteção”, explica o prefeito. 

O trabalho com caminhões-pipa é uma continuação das atividades com borrifadores. Esta ação foi iniciada em março e já foi realizada nas policlínicas do Pedra 90, Pascoal Ramos, Coxipó, Verdão, Posto de Saúde do Jardim Leblon, Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá e Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) — Dr. Leony Palma de Carvalho.

Além das unidades de saúde, o trabalho alcançou ainda as praças Maria Taquara, Bispo Dom José, Ipiranga, Alencastro, bem como as estações e pontos de embarque e desembarque de passageiros instaladas nelas. A Rodoviária do Coxipó também recebeu a operação de higienização e desinfecção.

 


Telefone para contato

(65) 3358-5258

© copyright 2018 Todos os direitos reservados.