Variedades

22/05/2017 20:51

Coletivo Negro Universitário promove evento

O Coletivo Negro Universitário - UFMT, convida a todos e todas para participarem da segunda formação política e científica do ano de 2017. "literatura moçambicana: Poesia, colonialismo e independência." A palestrante é a professora Me. Luana Soares de Souza, formada em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Possui mestrado pela mesma instituição. Atualmente é doutoranda em Estudos
Literários pela Universidade do Estado de Mato Grosso. Investiga poesia de língua portuguesa, literatura moçambicana, oralidade e negritude.
De acordo com Luana "Falar de literatura africana é pisar em um terreno movediço, pois não é possível falar da totalidade da literatura de um continente sem cair no simplismo e no maniqueísmo. É preciso demarcar espaços, fronteiras, tempos, línguas e violências para entender a particularidade da literatura de cada país.
Nesta formação serão analisadas poesias produzidas no período de luta pela independência de Moçambique, com o objetivo de refletir sobre os ecos do colonialismo na atualidade."


versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo