07 de maio de 2021 - 04:32

Cultura

COALIZÃO NEGRA POR DIREITOS LANÇA A CAMPANHA “TEM GENTE COM FOME, DÁ DE COMER!”

A Coalizão Negra por Direitos Direitos lançou na última quarta-feira (31) a campanha “Tem gente com fome, dá de comer!” para arrecadação de alimentos pelo Brasil.

Em Mato Grosso, a campanha ganha adesão das entidades e movimentos sociais negros que compõem a Coalizão Negra por Direitos: Coletivo Negro Universitário da UFMT, Instituto de Mulheres Negras de Mato Grosso, Movimento Negro Unificado de Mato Grosso e União de Negras e Negros pela Igualdade Pantanal.

 A iniciativa é uma ação de enfrentamento à fome que, por conta da pandemia da Covid-19, tem crescido entre famílias socialmente mais vulneráveis.

 

Neste cenário, o desemprego e a alta no preço dos alimentos também têm dificultado o acesso a direitos sociais básicos para a população.

 De acordo com dados do Ministério da Cidadania, 39,9 milhões de pessoas vivem em situação de extrema pobreza no Brasil. Estes números revelam uma realidade que é dirimida por ações de enfrentamento às desigualdades.

 O impacto de ações deste tipo é demonstrado na experiência de Marlene C. da Silva, moradora do bairro Pirinéu, localizado na periferia de Várzea Grande.

 Mãe solo e diarista, ela já foi beneficiada com uma campanha semelhante realizada no último ano pelo Coletivo Negro Universitário da UFMT.

 

 

“Vejo esta campanha como uma grande ajuda, não é sempre que consigo trabalho como diarista, mas tenho trabalho. Existem pessoas no bairro que precisam dessa ajuda com mais urgência”, disse.

 A importância da campanha também é destacada pela coordenadora do Movimento Negro Unificado de Mato Grosso, Isabel Garcia de Farias.

 Para a liderança, a manutenção da segurança alimentar da população socialmente desassistida é uma pauta prioritária neste momento de pandemia.

 

 

“Uns perderam empregos e outros perderam parentes e amigos para este vírus. É uma situação muito difícil. Então, alimentar nosso povo e ajudar na prevenção do contágio é fundamental”, afirmou.

 Para aqueles que quiserem participar com doações de alimentos, a entrega é feita no Centro Cultural Casa das Pretas, localizado na Praça da Mandioca, em Cuiabá.

 Além da entrega de alimentos, existe a possibilidade de doações em dinheiro, que devem ser realizadas pelo site temgentecomfome.com.br.

M.Filipe Araújo 

 


Telefone para contato

(65) 3358-5258

© copyright 2018 Todos os direitos reservados.