03 de dezembro de 2021 - 10:19

Cultura

Mata Cavalo de Cima, em Nossa Senhora do Livramento, convida para Feira Cultural Quilombola

O coletivo das quilombolas do Mata Cavalo de Cima, em Nossa Senhora do Livramento, a 42 quilômetros de Cuiabá, em parceria com a SECEL-MT - Secretaria de Estado Cultura Esporte e Lazer, pelo “MT Nascente,” com o projeto: Muxirum dos Saberes Tradicionais das Mulheres do Quilombo Mata Cavalo de Cima, realizou as oficinas ocorreram de setembro à novembro.

Foram realizadas as seguintes oficinas: capoeira com a facilitadora Elizabete Espirito Santo com colaboração do capoeirista Aparecido; fabricação de doces caseiro com a oficineira Anísia Ferreira de Jesus Silva, com auxílio de Narcisa Ferreira da Silva; a fabricação de óleo de mamona e óleo de coco babaçu, teve como oficineiro Junior, com cooperação de Ylidia Maria dos Santos.  O artesanato com folha de babaçu foi ensinado pela facilitadora Leonice Rosa da Silva. A modelagem de peças e acessórios de barro foi com a ceramista Leonice do Espírito Santo. O corte e costura foi ministrado por Maria Helena da Silva e Souza Costa.

Em novembro teve as oficinas de: bijuterias; ervas medicinais e rezas; musicalização com a viola de cocho e ganzá, dança de siriri e capoeira.

Com a conclusão do evento será realizada a Feira Cultural Quilombola, que será realizada no dia 20 de novembro a abertura está prevista para às 9:00 com apresentação de cultural : capoeira e  siriri além da feira onde terá artesanato, doces, turbantes, pomadas, óleos de coco, azeite de mamona entre outras coisas. Para maiores informação : Pastora Zulmira. Contamos com a participação de todos. 

 

 


Telefone para contato

(65) 3358-5258

© copyright 2018 Todos os direitos reservados.