07 de julho de 2022 - 02:49

Entretenimento

21/02/2022 10:45

'Favela venceu', diz Domitila Barros, brasileira que é a primeira imigrante e mulher negra eleita Miss Alemanha

Pernambucana nasceu na Linha do Tiro, bairro da periferia da Zona Norte do Recife. 'A gente só precisa de uma chance', afirma modelo e ativista de 37 anos após vencer o concurso neste ano.

"Favela venceu! A gente só precisa de uma chance. Eu sempre digo, de onde eu venho tem talento de cacho, eu não sou nada especial, não. E é isso que acontece quando a gente dá uma chance. Acontece um milagre. E eu estou sem palavras, é muito emocionante mesmo".

A declaração é da modelo, atriz, ativista e, agora, Miss Alemanha 2022, Domitila Barros (veja vídeo acima). Natural da Linha do Tiro, bairro da periferia do Recife, a pernambucana de 37 anos foi coroada no sábado (19), durante a premiação realizada no Europa-Park Arena, na cidade alemã de Rust.

 Vivendo desde 2006 em Berlim, capital da Alemanha, Domitila foi a primeira imigrante e mulher negra a vencer o concurso, que teve 159 candidatas e buscou se afastar do estereótipo de objetificação das mulheres.

Ela contou que decidiu se inscrever no Miss Alemanha depois que ouviu falar que poderiam participar pessoas de qualquer idade e qualquer cor e que o foco seriam os valores das concorrentes.

Domitila Barros é ativista ambiental, empreendedora social, atriz e modelo — Foto: Divulgação

Domitila Barros é ativista ambiental, empreendedora social, atriz e modelo — Foto: Divulgação

"Eu não estou nem acreditando. A primeira mulher imigrante que foi miss na Europa, a primeira mulher, na Alemanha eu sou negra. Negra, né? Então, eu estou muito feliz e muito orgulhosa de saber que todo esse esforço que eu tive a vida toda me levou para esse momento", afirmou.

  
 
 

Modelo e ativista recifense Domitila Barros vence o Miss Alemanha 2022

Desde os 13 anos, Domitila atuava como contadora de histórias na ONG criada pela mãe, o Centro de Atendimento a Meninas e Meninos (Camm). Em funcionamento há 35 anos, a ONG atende 60 crianças da periferia, que encontram no local o apoio que precisam para conquistar o futuro que desejam.

Ainda na infância, Domitila foi convidada para representar o Brasil num encontro promovido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), na virada do milênio, nos Estados Unidos.

A pernambucana Domitila Barros foi a primeira negra e imigrante a ser eleita Miss Alemanha — Foto: Reprodução/TV Globo

A pernambucana Domitila Barros foi a primeira negra e imigrante a ser eleita Miss Alemanha — Foto: Reprodução/TV Globo

"Comecei com o trabalho da ONG dos meus pais, dando aula às crianças da comunidade e também aprendendo lá, e tentei transmitir isso através de modelo e ativismo para as mídias sociais e chamei um pouco de atenção", disse a Miss Alemanha 2022.

Domitila virou garota-propaganda do Camm e principal divulgadora. Além das palestras, ela se transformou em uma empreendedora social. Em 2018, criou uma grife de biquínis e joias veganas, produzidas por mulheres da comunidade da Linha do Tiro. A grife deu tão certo que participou da Semana de Moda de Berlim.


Telefone para contato

(65) 3358-5258

© copyright 2018 Todos os direitos reservados.