07 de maio de 2021 - 05:26

Eventos

Roda de Conversa 21 de março Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial

No dia 21 de março de 1960, na África do Sul, 20 mil negros protestavam contra uma lei que limitava os lugares por onde eles podiam circular. A manifestação era pacífica, mas tropas do Exército atiraram contra a multidão e 69 pessoas morreram e outras 186 ficaram feridas, no episódio que ficou conhecido como “Massacre de Sharpeville”. Em memória à tragédia, a ONU - Organização das Nações Unidas - instituiu o 21 de março como o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial. 

Apesar de uma série de iniciativas, o preconceito ainda perpetua desigualdades, sendo a vida das mulheres negras ainda mais impactadas onde atuam juntas opressões de gênero, raça e classe social.


Destacando a relevante incorporação da temática racial nas atividades alusivas ao Março Mês da Mulher, o Fórum de Mulheres Negras de Mato Grosso convida para a Roda de Conversa: Mulheres Negras em Rede no Enfrentamento ao Racismo, no dia 21/03/2021 (domingo), às 9:00 (horário de Cuiabá). O evento será on-line, transmitido pela página no Facebook: @mulheresnegrasmt.


Contribuirão no debate Maria Teresa Ferreira, educadora social, idealizadora do Projeto Enegrecendo (São Paulo) e Valdilene Oliveira Martins, advogada, presidente da Comissão de Direitos Humanos do Instituto RESSURGIR (Sergipe). A atividade será mediada pela assistente social, Elis Prates, e contará ainda com apresentações culturais das artistas, Lindalva Alves e Milady Oliveira.


Com a percepção de que “quando a mulher negra se movimenta, toda a estrutura da sociedade se movimenta com ela”, busquemos ações necessárias para a convivência respeitosa e equilibrada entre as pessoas e todos os seres vivos e o ambiente, garantindo a promoção da vida, proteção de direitos e o bem comum.


Axé profundo!
Silviane Ramos Lopes da Silva
Coordenação do Fórum

 


Telefone para contato

(65) 3358-5258

© copyright 2018 Todos os direitos reservados.